terça-feira, 16 de novembro de 2010

Acidente de causas misteriosas marca o sábado Abutre...

Após missão de ataque ao solo na floresta de Ardenas, Bélgica, os abutres sobreviventes retornavam à base de origem quando uma colisão inesperada na pista de pouso causou a morte instantânea de dois pilotos do Esquadrão além de danos consideráveis às estruturas do aeródromo.

Morcego e Gengis colidiram frontalmente com seus P38 causando instantânea explosão de suas aeronaves e calcinação imediata dos dois aviadores. A foto abaixo mostra o exato momento em que as aeronaves colidiram. Era foi tirada por um oficial em solo, no momento do acidente.


Segundo palavras do oficial - cujo nome está sendo mantido em sigilo para que as investigações corram normalmente, ele estava tentando fotografar um dos P38 quando foi surpreendido pelo segundo, tendo a chance de tirar a fotografia milionésimos de segundos antes do desastre. 

Após troca de acusações mútuas, o Esquadrão decidiu formar uma junta de investigação para analisar as gravações de rádio anteriores ao desastre, o depoimento dos pilotos em solo e no ar que presenciaram o desastre e a fita da missão gravada no equipamento de filmagem do P38 líder da missão.

A EIA. (Equipe de Investigação de Acidentes) já está trabalhando a pleno vapor e tem 4 semanas para apresentar um relatório conclusivo sobre o acidente.
Até o momento pouco se sabe sobre o acidente. Fato é que pelo menos dois pilotos no solo e um no ar viram o que ocorreu no momento. O sargento encarregado do rádio da base foi colocado a ferros até a conclusão do inquérito que poderá condená-lo ou inocentá-lo. Segundo especulações ainda não confirmadas, os dois pilotos teriam executado o procedimento de pouso com erro, uma vez que a visibilidade estava ruim e as luzes de ambos estavam apagadas, fato que, se não tivesse acontecido, poderia ter evitado a fatal colisão.

Os depoimentos dos pilotos sobreviventes e a psicografia do piloto 'Foca' morto na missão, deverão ser colhidas ainda nesta semana para análise pela EIA. Aguardemos novidades.  

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

CHURRASCO ABUTRE



Penosos,

já que vem o feriado de 15/11 por aí, que tal um churrasco 'pré-frenesi' neste sábado? Se toparem, me avisem que eu preparo a piscina e a área de churrasco em minha morada! Podemos começar por volta das 12:00. O que vocês acham?

Técnica de Combate (Erich Hartmann)*

Seu método favorito de ataque era o de segurar o fogo até estar extremamente próximo (20m) ou menos, e então soltar uma rajada curta e a queima-roupa – uma técnica que ele aprendeu voando como ala de seu ex-comandante Walter Krupinski, que gostava muito deste tipo de aproximação. Esta técnica, diferentemente da que usava tiros a longa distância, permitia que:

- Revelasse sua posição somente no último segundo do ataque.
- Compensasse a baixa velocidade do projétil do canhão de 30 mm MK108 (1) que equipava alguns dos últimos modelos de BF109 (apesar da maioria de suas vitórias terem sido conseguidas com Bf109s que ostentavam o canhão de alta velocidade MG151.
- Mirar seus tiros de forma acurada e sem desperdício de munição (2).
- Evitar que o adversário entrasse em manobras evasivas. (3)

Entretanto, atirar a curta distância o colocava em risco de ter de voar entre os destroços das aeronaves inimigas avariadas ou pós-explosão, conseqüentemente danificando sua própria aeronave (A grande maioria dos danos sofridos por Hartmann vieram exatamente desta forma). Se um dogfight se anunciasse, ele preferia desengajar e se contentar com somente uma vitória. Sua aproximação discreta foi descrita por ele mesmo na frase “Veja, decida, ataque e desengaje: Observe o inimigo, decida como proceder com o ataque, execute o ataque e então desengaje para reavaliar a situação.

(1)    Não confunda ‘velocidade de projétil’ (muzzle velocity)’ com ‘taxa de fogo’ (rate of fire). Velocidade do projétil é um termo que descreve literalmente a qual velocidade o projétil deixa a arma da aeronave. Quanto mais alta a velocidade do projétil, maior o alcance e menor a taxa de desvio causada pelo vento (horizontal) ou pela gravidade (vertical). Taxa de fogo refere-se ao número de projéteis que deixam a arma da aeronave em um determinado intervalo de tempo. Quanto maior a taxa de fogo, maior o número de projéteis lançado contra o alvo. A taxa de fogo não está diretamente relacionada à velocidade do projétil.
(2)    Os pilotos da Luftwaffe consideravam tiros em deflexão desperdício desnecessário e preciosa munição. Sua forma favorita de engajar era pelos ângulos de 0º, ou de 15º a 45º, que evitavam este tipo de medida. O tiro linear, alinhado às 6 horas era repsonsável pela grande maioria pelos abates da Força Aérea Alemã.
(3)    Poucos pilotos alemães se interessavam pela dogfight clássica. Tanto o Bf109 quanto o FW190 eram aviões de alta performance e relativamente baixa manobrabilidade. A tática do ataque surpresa era a preferida dos pilotos do eixo.

* Sabia pouco: Erich Alfred "Bubi" (garoto, em Alemão) Hartmann (Abril 1922 a Setembro 1993)  foi um aviador alemão,alcunhado ‘o cavaleiro loiro da Alemanha’, por seus compatriotas e de ‘demônio negro’ por seus inimigos, considerado um dos maiores pilotos da história do combate aéreo.
Teve homologadas 352 vitórias contra aviões inimigos (345 da força aérea soviética e sete da força aérea americana, sendo 260 aeronaves de combate).
Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto serviu na Luftwaffe, cumpriu 1.404 missões e entrou em combate aéreo 825 vezes. Hartmann foi obrigado a realizar catorze pousos forçados devido a avarias.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Campanha de Kursk



Camaradas,

por problemas de força maior - ou menor - o servidor da campanha de Kusk teve de ser fechado com somente duas missões completadas. Ficou acertado então, que a campanha será refeita no próximo domingo, dia 14/11 dentro das normas padrão do Esquadrão.

Dá-lhe Abutre!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Problema no TS do Abdo

Finalmente descobrimos o porquê do som do Abdo no TS estar sempre estranho. Essa fotografia tirada do banheiro da casa dele esclarece tudo. Tirem suas próprias conclusões!


Seguidores

Colaboradores